quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Agradecimentos!

A equipe Romalu Agência de Turismo, agradece a sua visualização. Sua visita é de extrema importância para nossa página. 

Te convidamos a curtir nossa fan page do Facebook e Compartilhar sua viagem conosco, seja ela para Parnaíba ou para o bairro vizinho da sua casa, O importante é viajar!

Obrigado por sua presença e preferência, esperamos sua volta e seus comentários para que possamos sempre fazer o melhor pra você.


Equipe ROMALU
A viagem dos seus sonhos você encontra aqui!

Luciana do Nascimento Araujo
Marcia Regina de Mello Ribeiro 
Maria Luiza Araujo Sobral
Roseane Alves Muniz
Tainara Rocha Sousa
Yana Mayra Marques de Vasconcelos

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Litoral Piauiense: visite e encante-se!

Praia de Carnaubinha
A antiga fazenda de gado carnaubinha, hoje conta com um resort, mantém a calmaria em meio às carnaúbas.O nome da praia vem da quantidade de carnaúbas que cercam a praia.  Hoje, sem a fazenda, a praia tem um lado deserto com águas calmas e limpas, perfeitas para um mergulho.

O acesso à praia é feito de carro até a praia de Maramar e depois seguindo à pé pela beira da praia. Outro acesso de carro pode ser feito pelo resort recém construído na beira da praia, basta seguir as placas na estrada de piçarra. O resort é a única opção de hospedagem e refeições na praia.
Resort Carnaubinha


Carnaubinha fica a 20 km do centro de Luís Correia. Aproveite a viagem e passe pela Lagoa do Sobradinho, a 6 km da costa da praia de Carnaubinha.

Uma vila perdida no tempo, com ventos, dunas, lagoas e a foz do rio camurupim com mangue de Barra Grande formam o cenário da praia do Macapá.

Macapá e a última praia de Luís Correia é um atrativo à parte. De um lado o mar e do outro o rio Camurupim, que formam uma lagoa na saída do mangue, dividindo a paisagem com a praia de Barra Grande, do município vizinho de Cajueiro da Praia. Na maré baixa os bancos de areia parecem dunas conectadas pela água. 
Praia de Macapá
Uma paisagem bucólica, onde também é possível praticar pesca esportiva, Stand Up Paddle (SUP) e Kitesurf. O vento sopra forte nesta praia e muitos kitesurfistas chegam até aqui de downwind de Barra Grande, passam o dia velejando na lagoa e retornam. Também é possível acessar a praia de Barra Grande de barco.

Antigamente, existia um hotel na praia, que foi destruído pelo avanço do mar. Hoje, quase não se vê mais os destroços do hotel e a maré continua a avançar sobre as duas barracas que existem ali. Um paraíso que muda constantemente e pode não existir com o passar dos anos. O acesso às barracas foi fechado pela força do vento nas areias recentemente.

Existem algumas pousadas confortáveis e casas de veraneio. Outra opção é ficar na vizinha Maramar, que conta com maior infra-estrutura, e acessar a praia de Macapá à pé, pela beira da praia, admirando a bela paisagem do encontro do rio com o mar.
Praia de Maramar

Mar aberto, proximidade da lagoa do Macapá e opções rústicas de hospedagem atraem kitesurfistas do mundo todo para a praia de Maramar. Muitas vezes ainda chamada de Macapá, Maramar ganhou este novo nome devido o mar aberto onde o vento sopra forte e convida para a prática do kitesurf.

A praia do Maramar fica a 25 km do centro de Luis Correia e o acesso é feito pela mesma estrada que leva à praia de Macapá. Siga à esquerda para chegar ao point de Maramar, onde estão localizados restaurantes, barracas de praia e opções de hospedagem à beira mar (casas de aluguel e pousadas).

As falésias, o farol e a praia quase privativa criam o cenário bucólico do Itaqui. Acessível pela Praia do Coqueiro (2km de distância), esta praia escondida e privada é um espetáculo a parte no litoral do Piauí. Cheia de dunas, falésias e vegetação rasteira, a praia é um refúgio. Sem barracas de praia nem ambulantes, Praia do Itaqui é perfeita para quem busca tranquilidade.

Tartaruga de pente retornando ao mar - Praia do Itaqui
Um farol estrategicamente posicionado sobre uma falésia completa o visual, sendo uma atração à parte para o turista apreciar o pôr-do-sol. Há uma pousada que oferece restaurante com boas refeições e bebidas a turistas, mesmo que não hospedados por lá. O acesso à praia é feito pelo hotel Barramares ou pela estrada na praia do Coqueiro.
A praia do Arrombado fica a  5 km da praia do Coqueiro, e  14 km do centro de Luis Correia. Seu acesso é feito por estrada de piçarra, bastante ondulada. O mar é mais agitado. Dependendo da corrente marítima, recebe ondas propícias para o surf. A praia conta com a presença de tartarugas de Pente (Eretmochelys imbricate)  para desova em algumas épocas do ano.

Praia Peito de Moça
Formações de dunas dão o nome à praia, que é perfeita pra quem foge do agito mesmo perto do centro. Considerada por muitos extensão da Praia do Coqueiro, a praia tem este nome devido à duas altas dunas numa região da praia.

Ficar nesta praia é uma alternativa nos dias de muito movimento na praia vizinha. Há opção de bares mais rústicos, mas também é possível encontrar restaurantes mais estruturados. Aqui os ventos também sopram forte, ótimo para a prática do Kitesurf.










Referência: 

Seu Réveillon é na Pedral!

Tem planos pro seu réveillon? Que tal curtir em um lugar maravilhoso? A prefeitura de Parnaíba, tornou público no dia 09/12/2014 as atrações do "Réveillon da Pedral".

O evento acontecerá à partir das 20hr com a banda Setor Norte, Dj Emerson, Superid, a DJ ex-BBB Angélica Morango e para encerrar a noite, a banda piauiense Jet Set Live, tendo como destaque o ex-Legião urbana, Marcelo Bonfá; e promete muita emoção e nostalgia com duração de 9hr. 
Legião Urbana (Da direita pra esquerda: Marcelo Bonfá, Renato Russo, Dado Villa-Lobos)
O evento será realizado pela Prefeitura, através da Superintendência de Turismo, Secretária de Saúde, Secretaria de Trânsito em articulação com as Forças de Segurança, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar e Civil.

Aproveite, que ainda dá tempo de garantir sua festa da virada, procure em nossas parceiras a sua passagem e APROVEITE PARNAÍBA!







Referências:
http://www.parnaiba.pi.gov.br/

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Artesanato: A arte com as mãos, você também encontra aqui!



O setor artesanal do Estado do Piauí tem muitos motivos para se orgulhar. Considerado um dos melhores e mais bonitos do país, construiu na relação do homem com a natureza suas principais fontes de inspiração. Desde o interior do Estado, onde a forte interação com a terra fez nascer uma genuína vocação para a cerâmica, no litoral encontramos novas vertentes para as artes manuais.

Artes do litoral do Piauí

Das fibras da carnaúba e das taboas, os artesãos de Luís Correia e Parnaíba retiram a resistência necessária para executar seus trançados. Móveis, balaios e objetos de decoração surgem de uma infinidade de fitas, que unidas e trabalhadas rapidamente pelas habilidosas mãos desses artistas, preenchem os espaços de casas e apartamentos por todo o país. Com um toque mais feminino, as artesãs da Ilha Grande de Santa Isabel dão cores às palhas e criam verdadeiras obras de arte dignas de figurarem nas mais respeitadas vernissages de arquitetura e design de interiores.

Cestarias

As rendeiras, enquanto trabalham juntas em círculo, jogam conversa fora, colocam os assuntos em dia, cuidando para não furar os dedos nem errar o ponto. O resultado de vários dias de trabalho são marcadores de textos, blusas, saias, vestidos, bolsas, colares, chapéus e outros adornos.


Renda de bilro

No paradisíaco e místico Cajueiro da Praia, as conchas não se perdem na areia branca da praia, mas se transformam em adornos de chapéus, cortinas, colares e enfeites diversos que, com sua simplicidade e brilho, embelezam e encantam. O crochê e os trabalhos com palha de carnaúba também estão presentes em Cajueiro da Praia.

Artesanato com conchas do mar

Referencias

http://www.pi.sebrae.com.br/guiaturismo/piaui/piaui-atrativos-artesanato.html


http://viagem.uol.com.br/guia/brasil/delta-do-parnaiba/index.htm